Eventos astronômicos para 2016

8568732002_4d1e9dcb9b_o

Eventos astronômicos para 2016

O ano de 2015 foi um ano de grandes descobertas e eventos astronômicos para os amantes da Ciência. Desde a Sonda New Horizons fazendo seu voo rasante pelo planeta anão Plutão, nos propiciando imagens fascinantes, até mesmo ao eclipse que tivemos no final de setembro.
Mas o que será que podemos esperar de efemérides e eventos para o ano de 2016? Este é o tema que o Projeto Ciência e Astronomia abordou no seu video de final de ano e que você pode visualizar abaixo:
Começaremos o ano com uma chuva de meteoros em Janeiro. No dia 3, teremos o pico da chuva de meteoros das Quadrantids, onde a chuva é melhor visualizada no Hemisfério Norte, porém poderemos observar alguns dos seus resquícios. O pico está previsto para 30 meteoros por hora e o melhor local para visualização é em um local longe da cidade e sem poluição luminosa.
Em Março, teremos Júpiter estando mais próximo da Terra, por conta da sua órbita, tendo sua superfície completamente iluminada pelo Sol. Um ótimo dia para fotografá-lo com um auxílio de um telescópio será no dia 08.
Em abril teremos mais uma chuva de meteoros, conhecido como chuva das Lirídeas, com pico entre os dias 21 e 22. Um fator que pode prejudicar a visualização do fenômeno será a presença da Lua cheia, porém mesmo assim, vale a pena observar o céu à noite em busca dos meteoros provenientes da chuva.
Em maio, a atração será mercúrio, chamado também de “trânsito de mercúrio”. O fenômeno acontece quando mercúrio percorre sua órbita frente ao Sol, podendo ser observado com um telescópio simples. (Lembrando que instrumentos para a observação do sol requer cuidados, dentre eles a colocação de um filtro de observação, para não haver danos aos olhos). Se o tempo colaborar, o Projeto Ciência e Astronomia estará fazendo a transmissão ao vivo com cobertura do evento astronômico.
No dia 22 de maio teremos a aproximação de Marte, podendo se tirar fotos com melhores detalhes do planeta (mas não caia naquela notícia falsa falando que Marte estará duas vezes o tamanho da lua, visto da Terra).
Já no dia 03 de junho, teremos a aproximação do planeta Saturno. A sonda Juno, uma das sondas espaciais mais esperadas, estará chegando a Júpiter no dia 04, permanecendo por lá até o mês de outubro de 2017 em órbita.
Em agosto, teremos a maior chuva de meteoros do ano, a chuva das Perseídas. Seu pico será entre os dias 13 e 14 e a previsão são de se ter no céu uma frequência de 50 meteoros por hora. A chuva poderá ser vista com olhares voltados para o lado nordeste.
Em outubro, temos a chuva de meteoros das orionídeas, atingindo seu pico no dia 21, apesar de ser uma chuva bastante irregular. Uma melhor visualização pode ser obtida a partir do Leste, sempre após a meia noite.
No mês de novembro, seremos agraciados com a chuva de meteoros das Leonídeas, com picos entre os dias 17 e 18. Para enxergar os meteoros, o mais fácil é buscar a constelação de Leão.
E para finalizar, em dezembro, terminaremos o ano de 2016 com a chuva de meteoros das Geminídeas, com o seu pico entre os dias 13 e 14, porém muito possivelmente a visualização será prejudicada, mais uma vez por conta de uma lua cheia que deve esconder a luz de muitos dos meteoros fracos em brilho.


 
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Eventos astronômicos para 2016"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

O começo de um novo mundo

Fale com um administrador!

Teste Teste Teste Teste