Buraco negro é 30 vezes maior do que deveria e intriga cientistas

Buraco negro é 30 vezes maior do que deveria e intriga cientistas

Buraco negro é 30 vezes maior do que deveria e intriga cientistas

Um buraco negro supermassivo que poderia ser chamado de super-supermassivo é até trinta vezes maior do que deveria ser. Dito de outra forma, a galáxia em que ele se encontra é trinta vezes demasiada pequena para acolher este monstro. A descoberta é um lembrete de que para tudo o que aprendemos sobre os buracos negros recentemente, muitos mistérios ainda permanecem.
Imagem do topo: ilustração de um núcleo galáctico ativo. Crédito: NASA / Dana Berry / SkyWorks Digital
Os buracos negros supermassivos que se encontram no centro das galáxias normalmente têm uma forte relação com a massa do bojo central da galáxia. Assim, um buraco negro que não se encaixa no padrão é intrigante, e, possivelmente, um ponteiro para algo importante.
Isto é o que Jacco van Loon e Anne Sansom descobriram na galáxia SAGE0536AGN. A cerca de 2 bilhões de anos-luz de distância e com uma massa estimada em 25 bilhões de massas solares, 1/40 da Via Láctea, SAGE0536AGN não é o tipo de coisa que normalmente atrai muita atenção.
No entanto, o núcleo de SAGE0536AGN foi observado em 2011 e era espantosamente brilhante para uma galáxia deste tamanho, com as mais brilhantes emissões de silicato que qualquer núcleo galáctico conhecido. Esta é uma indicação de que um buraco negro voraz reside no centro da galáxia. Usando o Grande Telescópio Sul Africano, Van Loon e Sansom reportaram no Monthly Notices da Royal Astronomical Society que o gás hidrogênio em torno do centro da galáxia está se movendo a uma velocidade consistente e orbitando um buraco negro de 350 milhões de massas solares – um buraco negro com mais de 1% da massa da galáxia.
“As galáxias têm uma grande massa, e os buracos negros em seus núcleos também. Este, porém, é realmente grande demais para sua casa – simplesmente não deveria ser possível ser tão grande”, disse Van Loon, da Universidade de Keele, no Reino Unido.
A descoberta levanta a questão sobre se SAGE0536AGN é um caso raro, ou representa um novo tipo de relação galáxia/buraco negro.  De qualquer maneira, a descoberta desafia a ideia de que grandes galáxias evoluem mais rapidamente, criando o que os cientistas chamam de “ligação íntima entre a massa do buraco negro e o componente esferoidal da galáxia hospedeira.”
A questão é complicada pelo fato de que ainda há debates sobre a relação entre as galáxias e as massas dos buracos negros. Para galáxias maiores as coisas são mais simples – o dobro de massa galáctica significa o dobro do buraco negro, mas as galáxias menores e seus buracos negros mostraram-se ser uma pedra no sapato dos astrofísicos.
Van Loon e Sansom exploram várias explicações para a anomalia, como uma recente fusão galáctica, mas não encontraram nenhuma resposta convincente. Os cientistas simplesmente não sabem porque esse buraco negro é tão grande.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Buraco negro é 30 vezes maior do que deveria e intriga cientistas"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

O começo de um novo mundo

Fale com um administrador!

Teste Teste Teste Teste