Reflorestamento de espécies da Caatinga é discutido em Petrolina, PE

Mudas da Caatinga (Foto: Emerson Rocha/Arquivo pessoal)


Cerca de 70% do bioma sofreu alteração por ações do homem.
Workshop debate possibilidades de manutenção de sementes e mudas.

fonte: G1 Petrolina
Mudas da Caatinga
(Foto: Emerson Rocha/Arquivo pessoal)
A Caatinga é um dos principais biomas brasileiros e ocupa uma área que abrange os noves estados do Nordeste e parte do estado de Minas Gerais. Nela, vivem espécies de animais e vegetais que não existem em outras regiões do mundo. Apesar de sua importância ambiental, o bioma sofre com o desmatamento de suas plantas nativas, levando inclusive algumas delas a ficar ameaçadas de extinção.
Segundo a pesquisadora da unidade do Semiárido da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), Bárbara Dantas, o bioma está em um estado frágil, devido ao desmatamento. “Cerca de 70% da Caatinga sofreu alteração por ações do homem. A vegetação é desmatada por causa da urbanização, para implantação de outras culturas, obtenção de carvão ou madeira e não são mais replantadas. Existem 40 unidades de conservação da Caatinga, mas estas representam apenas 7,1% da superfície total do bioma, sendo que apenas 1% possui proteção integral”, comenta.
“O reflorestamento evita que a Caatinga acabe. Só o fato de ter a vegetação preservada faz com que o meio ambiente se torne mais habitável, por causa da geração de oxigênio e equilíbrio da temperatura, por exemplo. O replantio das sementes e mudas de espécies nativas previne que acabem as plantas que já estão ameaçadas e as que estão altamente degradadas”, acrescenta Bárbara.
Pensando nas possibilidades de reflorestamento, será realizado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a 5ª edição do 'Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga'. O evento que acontece de 14 a 17 de outubro, vai reunir pesquisadores, organizações não governamentais, estudantes e profissionais que se interessam pela área. O encontro será no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Vão ser realizadas palestras sobre diversos temas, incluindo programas de coleta e manutenção de sementes, características das sementes da Caatinga, resgate de espécies e a degradação causada pela invasão de espécies exóticas. As atividades acontecem das 8h às 18h, da terça-feira (14) até a quinta-feira (16). No dia 17, ocorrem visitas técnicas ao laboratório de análises de sementes da Embrapa.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Rede de Sementes Florestais da Caatinga ou presencialmente no primeiro dia do evento. A programação completa e as taxas de inscrição também estão disponíveis no endereço eletrônico. Estão sendo disponibilizadas 150 vagas.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Reflorestamento de espécies da Caatinga é discutido em Petrolina, PE"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

O começo de um novo mundo

Fale com um administrador!

Teste Teste Teste Teste